Dicas da Kél

Para você que esta inciando no mundo bodyboard seguem algumas dicas básicas que vão te ajudar bastante.

Como segurar na prancha

Surfar de Bodyboard parece muito fácil né, é só subir em cima da prancha e deslizar!!!! Hum… isso é bom… mas, para correr uma parede e conseguir ter estabilidade de forma que sua prancha não desça igual a um sabonete escorregando e sem domínio algum, você tem que ter algumas noções básicas de como pegar nela e que partes do corpo apoiar.

Primeira coisa que você tem que ter em mente: você e o bodyboard, precisam ser um coisa só, de forma que a prancha responda diretamente aos seus movimentos e você tenha o completo domínio sobre ela!

Como a prancha não tem quilhas, temos que usar as bordas da prancha para nos fixar nas ondas e conseguirmos dominar os movimentos.

Para isso, você tem que ter alguns pontos principais de apoio :

Seu cotovelo será seu principal apoio, então esquece aquela história de surfar com os cotovelos abertos estilo frango de padaria… agarra a prancha pela frente e apoia o cotovelo, você vai ver que esta começando a fazer certo quando a lateral da sua prancha ficar afundada devido a pressão exercida pelo peso do seu cotovelo.

Outro ponto de apoio muito importante é seu quadril e o osso do púbis! Yes! Tira as costelas da prancha. Levanta a postura, força essa lordose e levanta a cabeça.

barrel-vein
Imagem: Daniel Gustavo – DG imagens

Vendo  a imagem vai ficar mais fácil de entender como você vai para um lado e para  outro!

Bom, agora você já sabe quais as partes do corpo que vão te deixar sintonizado com a prancha certo?

Conforme a imagem acima vamos para a direita:

Braço direito na frente, cotovelo direito cravado na prancha, esquece a ideia de pegar com a mão no meio do bico da prancha. As pranchas mais modernas agora estão vindo até com uma “orelhinha” no canto, o que da exatamente a ideia de onde você deve pegar, você vai sentir, fica confortável! Cabeça olhando por cima do ombro, para frente e avante! O braço direito será seu braço de apoio, perceba, a borda direita da prancha esta fazendo a função de quilha, esta cravada dentro da onda, ela que não deixa você descer estilo sabonete rs!

Já  o braço que esta na outra borda da prancha, ah… ele será sua direção!!!!! Mais pra baixo vamos falar disso!

Observe: costelas levantadas, quadril apoiado!!!!

Batida de perna

Outro problema que você pode ter é que as vezes você vai sentir que a prancha não anda… as pessoas remam, passam pelo seu lado, te cumprimentam e você fica parado no mesmo lugar…

Observe se você esta batendo os pés dentro da água… ou se esta estilo “chafariz de praça” rs… jogando água em todo mundo!!!

bravnha
Click: Daniel Gustavo – DG imagens

Quanto mais dentro da água você bater as pernas, mais propulsão você vai ter. Não tem erro!

Tamanho do Bodyboard

Sim, isso é uma coisa muito importante. As vezes você pega uma prancha e nem consegue bater as perna direito, porque sobra prancha e falta perna… rs

Acontece, isso foi falta de pesquisa e de orientação na hora de comprar seu Bodyboard.

Como existem medidas de altura e peso para comprar  “Wetsuits” (roupas de neoprene), também existe uma tabelinha básica de medidas que funciona mais ou menos assim:

Baseando-se nessa tabelinha, com seu peso e sua altura em mãos, sua vida ficará muito mais fácil na hora de comprar seu bodyboard.

tablabb
Fonte: Taller bb Blog

Linha de onda

Linha de onda é uma coisa muito importante, muita gente acaba pulando essa parte e querendo ir direto para as manobras… mas sem uma boa linha de onda, você terá muito mais dificuldade em executar boas e belas manobras!

Pra trabalhar a linha de onda você vai precisar da querida mão que esta do lado oposto a parede da onda, ou seja, a mão que não esta com o cotovelo apoiado! Esta sim será a sua direção.

Ela vai guiar a sua prancha pra cima e pra baixo… vai fazer você conseguir fazer o que nós chamamos de base-lip, ou seja subir e descer na onda, que é o primeiro passo a se dominar antes de querer executar alguma manobra.

mole-drunn-luxo

Um exercício legal para se praticar depois dessa teoria é dropar a onda sentir bem o cotovelo travado na prancha e com a outra mão conduzir a prancha da base até  o lip (parte superior da onda) fazendo zig zags. Faça isso para os 2 lados para aumentar a sua afinidade com a prancha e ver como você e ela podem ser uma coisa só com os movimentos sincronizados!

Manobra de Base: Rasgada

A Primeira manobra a se treinar depois de entender a linha de onda, e que pode ser facilmente agregada a esta linha é a rasgada.

rasgadin-lobits
Rasgadinha – Click: Aline Ribeiro

Na rasgada você vai apoiar mais o seu braço que esta sem o cotovelo apoiado e tirar a lateral da prancha (lado do cotovelo) que estava cravada na parede de forma que a força do espelho da prancha (parte da prancha que cem contato com a água)  forme um leque de água. Tem um leve movimento de tronco aí também!

Estou tentando colocar vídeos mas não estou conseguindo, vamos ver se no próximo Post já sai um videozinho!!!

O negócio é se conectar com a prancha e ter domínio sobre ela!

Espero que as dicas ajudem!!!!

Pra quem estiver procurando uma evolução mais acelerada, ofereço consultoria e suporte na troca de seu equipamento (trabalho com os pés de pato da Kpaloa, leshs e capas da Bully’s, pranchas da Omegaboards e maiôs e biquinis feitos especialmente para o surf da Luxo de Sereia), além de dicas com hora agendada. O tempo é de uma hora, e inclui, dicas, observação e imagens e posterior correção.

Interessados podem entrar em contato por aqui mesmo, pela minha página no facebook ou pelo meu perfil no instagram: Raquelfriedrich_bb

Um abraço galera e boas ondas!!!!!

Deixe um comentário